Muita gente começa o tratamento com GLP-1, seja semaglutida (Ozempic, Wegovy) ou tirzepatida (Mounjaro), animada com os resultados na balança. Aí chega uma semana, perde 1kg, 2kg, 3kg. Parece ótimo. O problema aparece quando, meses depois, a pessoa olha pro espelho e percebe que o corpo mudou de um jeito que não queria: menos gordura, tudo bem, mas também menos músculo. Mais flácido do que o esperado. Menos força.
Isso não é inevitável. Dá pra perder gordura e manter, ou até ganhar, massa muscular durante o tratamento com GLP-1. O segredo está em entender o que está acontecendo no seu corpo e ajustar treino e alimentação de forma inteligente.